O nosso Hamilton Reis esteve no podcast “Vinho, palavra a palavra”, do jornalista José João da Revista de Vinhos. Um a boa conversa, uma viagem descontraída pelo mundos dos vinhos e também com foco naquela que é a nossa história. Para quem quiser ouvir, pode consultar a página do podcast (é só seguir o link) ou ouvir aqui mesmo na nossa página.
Esperamos que tenham gostado tanto como nós. E podem ficar a aguardar que em breve teremos mais novidades sobre os nosso vinhos.
Num momento em que o calor se faz sentir em todo o país, a vontade de um vinho de branco de grande frescura é sugestão quase perfeita para aquela refeição de verão, para aquele momento de descontração, para um final de tarde à conversa ou para uma noite mais quente de convívio. recordar.
Por isso, é o momento ideal para partilhar boas notícias sobre os nossos brancos, que surgem em destaque na Revista de Vinhos e na Grandes Escolhas de junho. O Natus Branco, 2023, é inclusivamente “Altamente Recomendado”. Nós não diríamos melhor. Quanto aos 93 pontos – estamos muito orgulhosos por mais este reconhecimento.
Felizmente não ficamos por aqui. Luís Lopes nas Grandes Escolhas atribui 17,5 pontos ao nosso Intus Branco de 2022, com uma nota de prova que nos enche de orgulho e que reforça a nossa motivação e responsabilidade de crescer e fazer sempre melhor.
Em breve teremos mais notícias, até porque há mais acontecimentos para partilhar.
Estamos felizes, gratos e entusiasmados pelo reconhecimento que temos recebidos um pouco por toda a parte. Este sentimento é ainda mais reforçado quando duas das maiores publicações portuguesas sobre vinho sublinham o nosso trabalho e dedicação.
É impossível sermos sempre uma “agradável surpresa”, mas acreditamos, com toda a responsabilidade, que estamos no caminho para sermos uma enorme certeza.
Natus Tinto 2021 entre os Melhores do Ano
Em janeiro, a Revista de Vinhos visitou-nos e desvendou um pouco mais daquilo que é a nossa identidade, o nosso projeto e a nossa visão de futuro. Foi um momento de partilha que nos orgulhou bastante e que esperamos que tenha permitido a mais pessoas conhecerem a Natusvini e a quererem provar os nossos vinhos. Os nossos vinhos foram provados e pontuados e, com 95 pontos, o Natus Tinto 2021, foi distinguido como um dos melhores do ano. Esboçamos um sorriso, agradecemos e mantemos o foco, cuidando da nossa vinha e preparando o futuro do Intus, que foi também provado. Em breve, muito muito em breve haverá novidades.
Natusvini nomeada para “Produtor Revelação“
As distinções não ficaram por aqui. A Grandes Escolhas nomeou a Natusvini para “Produtor Revelação” de 2023. Não vencemos o prémio, mas estivemos entre pessoas, nomes e projetos que admiramos, como a Azores Wine Company, a Ramilo Wines e o Domínio do Açor. Parabéns a todos pela distinção e, em particular, à Azores Wine Company pelo prémio, pelo percurso e pelos vinhos que fazem.
É bom trabalhar assim, sentir que cada passo tem sido árduo, mas compensador, e verificar que o caminho que idealizámos para os nosso vinhos tem sido apreciado, tem seguidores e que confere um caráter muito particular aos vinhos da nossa região e do nosso país.
Da nossa parte, continuaremos a sonhar, de pés no chão e com muita muita responsabilidade.
Na Natus Vini gostamos de celebrar com entusiasmo as metas que vamos alcançando e quando somos referenciados, sentimos a boa responsabilidade, enchemo-nos de boas energias e olhamos para o futuro com confiança. Assim aconteceu, quando recebemos a boa notícia que a Visão Se7e escolheu o Natus Tinto 2021, como um dos vinhos para brindar em 2024. Mas, não brindem apenas, bebam e partilhem, sabendo que estarão no nosso pensamento. Gostamos de agradar, mas ainda gostamos mais daquilo que fazemos.
“Um vinho com tudo para ser tipicamente alentejano sem o ser”. Nós garantimos que é mesmo muito alentejano e que mais não poderia ser. A nossa missão não é ser diferente, mas orgulhamo-nos de marcar a diferença, preferencialmente se o momento for memorável e, como diz a Visão Se7e, “surpreendente”.
Em tom um pouco mais sério, é com imensa felicidade que partilhamos mais este momento, especialmente fazendo parte de uma lista, onde podem encontrar muitos e bons vinhos. Ser parte desses 52 é uma ótima forma de olhar para o novo ano, com a vontade de sermos, a cada dia, cada vez melhores, superando dificuldades com um sorriso. Acreditamos no nosso projeto e queremos saudar o apoio que temos sentido das mais variadas pessoas, dos mais variados lugares do país e do mundo. Brindemos a 2024 e às novidades que aí vêm.
No arrancar de 2024, podemos dizer com todas as letras que estamos felizes pelo tanto que temos para partilhar e que olhamos de frente para os novos desafios, com ansiedade de quem dar novidades. Para nós, Natusvini, 2023 foi um ano de superação, de ambição, e de acolhimento. Recebemos imensas visitas, fizemos contactos, participamos em eventos, fomos ainda mais longe e sentimos que somos cada vez mais reconhecidos. Isto é algo que nos satisfaz, que nos honra e que traz consigo aquela responsabilidade de continuar a crescer, correspondendo às expectativas.
Podemos dizer que recebemos amigos de todas as partes do mundo e vemos que o horizonte se afigura risonho. Quando há partilhas dessas pessoas, igualmente apaixonadas por vinho, é nossa missão e nosso querer mostrar. É por isso que hoje damos a conhecer as palavras do Enofylz Wine Blog sobre a visita e prova dos Natus Branco e Tinto . Queremos agradecer ao Martin Redmond, tal como nós apaixonado por este mundo dos vinhos, a partilha e dizer o quão bom foi recebê-lo.
Visitem a página do Martin e fiquem a par dos nossos “passeios” pelo mundo e da sua visita ao Amphora Wine Day, onde também marcamos presença.
Há expressões que dizem tudo. Às vezes não é preciso dizer muito, basta dizê-lo com convicção das mais simples palavras. É por isso que a frase final de Luís Lopes, na sua recente escolha de vinho do mês de setembro, na Revista das Grandes Escolhas, nos deixou rendidos e de sorriso no rosto. Ser motivo de escolha de um dos melhores críticos/jornalista nacionais já seria bom, mas tal como os vinhos, nós gostamos é de saborear o conteúdo. Grande Vinho? Nós concordamos.
Aberto de cor, evidencia aromas complexos de mato seco, húmus, cogumelos, ervas e especiarias. O excelente equilíbrio ácido proporciona um sabor fino, puro, fresquíssimo, assente em taninos de grande polimento. Imenso carácter no final vibrante, personalizado e terroso. Grande vinho.
– Luís Lopes in Grandes Escolhas, Setembro 2023
Estamos muito felizes pelo reconhecimento e pela evolução do nosso projetos e dos nossos vinhos. Como dizia um enólogo nosso amigo: “díficil não é fazer um grande vinho. Difícil é fazer um grande vinho todos os anos”. É nesta dificuldade que nos revemos, fazer mais e se possível aprender e fazer melhor. A nossa paixão, essa é a mesma desde o primeiro momento. Uma vez mais, e como sempre, obrigado a todos que nos ajudam a fazer deste projeto uma realidade.
O crescimento do Natus tem sido assinalável. A forma como o nosso Natus Tinto 2020 foi recebido foi notável, tendo despertado enorme interesse entre profissionais e apaixonados por vinho. A imprensa acompanhou e avaliou de uma forma que nos faz sorrir e que, simultaneamente, nos aumenta a responsabilidade. O nosso Natus Branco 2021 estava já na calha e, apesar de acreditarmos fervorosamente nos vinhos que fazemos, queríamos conhecer a reação das pessoas, da quem trabalha com vinho, de quem o comenta e o avalia.
Em março, foi um dos vinhos do mês. Foram 18 os pontos da Grandes Escolhas, na escolha de Nuno Oliveira Garcia. Podemos dizer que começámos bem.
O mês de maio ainda foi melhor. Além do 93 pontos na Fugas, o que mais nos satisfaz é que Pedro Garcias captou a essência do nosso projeto e deste vinho, falando de um vinho “vibrante, cheio de vida, harmonia e pureza, bom boa fruta e acidez muito viva”. Dificilmente diríamos melhor.
Ao que parece, apesar de estar a dar os primeiros passos, o Natus Branco, também satisfaz plenamente, a Revista de Vinhos. Os 91 pontos dados são sinónimo da consistência com que este vinho tem sido recebido. E sim, para nós o Natus Branco também é e será sempre altamente recomendado.
A nossa paixão, o nosso amor e o nosso sonho está presente em cada garrafa e bebe-se a copo.
Como diria o lendário Fernando Pessa “E esta hein?!”. É a pura das verdades, o Wine & Stuff distinguiu a Natus Vini como produtor do ano. Ficamos quase sem palavras, mas muito orgulhosos por este reconhecimento e por estar ao lado de projeto que tanto admiramos. Parabéns a todos.
A distinção da página gerida por Paulo Pimenta é mais um incentivo para continuarmos a dar vida aos nossos sonhos e mais um motivo para agradecer a todos que diariamente nos apoiam.
Como um sorriso diz quase tudo e, já que os nossos vinhos estão destinados a provocá-los, tivemos uma satisfação a dobrar: o nosso Hamilton Reis, fundador do projeto, foi também considerado o enólogo do ano. Só podemos agradecer ao Wine & Stuff a visita que nos fez e este enorme voto de confiança.
E como já chega de falar de nós, podem ler tudo sobre os Melhores do Ano do Wine & Stuff na página em baixo.
Já foi em 2021, ano de lançamento do primeiro Natus que recebemos a visita dos Imperdíveis. Uma momento para recordar e que muitos nos orgulha. Partilhamos o vídeo que fala por si. 🙂
Quem sabe um dia voltamos, ainda com mais para contar e, claro, com mais vinhos para apresentar.
O verão já lá vai, mas a nós sabe sempre bem voltar aos dias quentes de muito trabalho e, claro, aos momentos de felicidade partilhada, que para nós se chama Natus. A Revista de Vinho, na edição de junho, provou e pontuou o Natus e, de forma breve, relatou a alma do projeto e a emoção que nos move – a felicidade dos sonhos que se concretizam.
Hamilton tem por objetivo produzir vinhos de carácter,que transfiram para o copo “o clima de dias quentes e soalheiros, com noites varridas e brisas frias dos solos de xisto delgado de baixa fertilidade”. Quer, também, que os seus vinhos sejam um retorno “a um Alentejo de tintos de cor aberta, com frescura e eleg.ncia e brancos untuosos e ricos”.
(Revista de Vinhos | Junho 2022)
“Leveza e fluidez (…) precisão de fruta e muita frescura no geral. Tudo muito acessível, com personalidade e eminentemente gastronómico. Bela estreia!”
São palavras que nos deixam particularmente satisfeitos, pois mostram que o nosso carácter e estilo é reconhecido por quem prova e saboreia o nosso vinho, a nossa ideia, a nossa criação e a ambição de fazer vinhos de enorme elegância e frescura.
A responsabilidade de fazer mais, a responsabilidade de fazer melhor. É este o sentimento que temos, após os 92 pontos atribuídos por Pedro Garcias, na revista Fugas, de 11 de junho.
Ver o nosso vinho destacado, num especial de verão, é um enorme prazer, pois é precisamente isso que aquilo que queremos que o nosso vinho ofereça: um enorme prazer de beber.
“Se este foi um dos melhores vinhos” que o Pedro Garcias bebeu em 2022, é algo que nos deixa satisfeitos. Não pela comparação, mas pela paixão de criar, de imaginar e sonhar com um vinho que saiba mesmo muito bem e, arcaico (expressão que nos faz sorrir) ou não, que mostre o potencial da nossa região para vinhos de “cor aberta e pouco álcool”, mas simultaneamente (e voltamos a citar):
“o Natus, pelo contrário, é de uma harmonia impressionante. No aroma, prende-nos logo, pela pureza e vivacidade da fruta vermelha. Bebe-se um copo e surpresa aumenta ainda mais. Não há nada fora do sítio”(…) parece um vinho simples, mas, na verdade, a simplicidade aqui é delicadeza, finesse, pureza e frescura”
(Pedro Garcias, in Fugas)
Acreditamos num Alentejo onde é possível fazer vinhos com este perfil – é a base da nossa identidade e é aquilo que sonhamos para este projeto, mesmo sabendo que futuro trará sempre evolução e novidades. Vemos no Natus 2020 um símbolo e uma linha orientadora para o futuro, ainda que estejamos convictos da responsabilidade fazer melhor. Obrigado a todos que continuam a apoiar o projeto.
É com enorme orgulho que partilhamos a primeira crítica ao Natus 2020 na Revista Grandes Escolhas, onde foi sublinhada “a prova de boca fina e elegante” (…) a delicadeza e textura perfeita.
Aproveitamos para agradecer a todos aqueles que nos dão força e que contribuíram para o lançamento do Natus, um projeto de muita paixão e amor, que tem sido um enorme e gratificante desafio. Estas palavras são também para todos eles.