Natus 2021 Tinto

 

No coração da Vidigueira, no sopé Sul da Serra do Mendro, em solos xistosos de textura Franco Arenosa e Franco Limosa, estão plantadas as vinhas não armadas, que deram origem a este vinho.

As castas tradicionais, maioritariamente Trincadeira e Castelão, colhidas à mão, foram pisadas a pé durante 2 dias. Ao arranque espontâneo da fermentação, as uvas foram prensadas e o mosto mantido em Talhas de barro não revestido do Séc. XIX, até fim da fermentação alcoólica. O estágio de 12 meses, foi feito em Pipas centenárias de Carvalho e Castanho Português.

Após decantação, engarrafamos, um vinho não filtrado, não estabilizado.

Notas de Prova

De um vermelho cereja aberto, a cor apresenta reflexos cristalinos. Frutos de bosque e chão de floresta em harmonia com apontamentos vegetais, traduzem em boca acidez reactiva, de textura cremosa e elegante. Faz da frescura o seu caracter e identidade, nunca cansativo desdobra várias camadas de sabores, desafia os sentidos e dispõem à mesa.

Informação Técnica

pH – 3,57 Acidez Total – 5,7g/l Açucares Totais – 0,5g/l Álcool -13,0%

Valor Calórico 77Kcal/100ml

Engarrafadas 3.707 garrafas 750ml e 106 garrafas 1500ml, na propriedade familiar, em Novembro 2022. Recomenda-se consumo a 16 º.